Corpo Docente

Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves

Trombone

Ricardo Gonçalves, natural de Valpaços, iniciou os seus estudos musicais na Banda Municipal de Valpaços.
Posteriormente ingressou na Escola Profissional de Artes de Mirandela na classe do professor Nuno Scarpa.

Prosseguiu os estudos na Universidade de Aveiro na classe do professor Jarrett Butler concluindo a Licenciatura em Ensino de Música - Trombone em 2010 e frequentou o Mestrado em Performance – Instrumentista, na mesma instituição.

Trabalhou com vários trombonistas como: Zeferino Pinto, Kevin Hakes, Eduardo Lala, Reinaldo Guerreiro, Severo Martinez, António Santos, Scott Hartman, Hugo Assunção, Jon Etterbeek, Byron Fulcher, James Miller, Stefan Schulz, entre outros ocasionalmente.

De entre os maestros com quem trabalhou, destacam- se: Roberto Pérez, Christopher Bochmann, Paulo Martins, José Ricardo, Luís Cardoso, Pedro Neves, Osvaldo Ferreira, A. Vitorino de Almeida, Luís Carvalho, António Lourenço, Paco Suárez, Nuno Machado, Max Rabinovitsj, Alberto Roque, Nuno Côrte-Real, Timothy Henty, Carlos Riazuelo, Ernst Schelle, M. Sanderling, Sarah Kicks, Thomas Adés e David Afkham.

Quanto a orquestras, são de referir: Orquestra Sinfónica - Casa da Música, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, Orquestra Sinfónica Juvenil (RDP), Orquestra Clássica do Centro, Symphonic Brass Band, Orquestra do Norte, Orquestra Nacional de Espanha, entre outras.

Foi professor de trombone nas seguintes instituições: Profiacademus, Conservatório de Música e Artes do Dão, Escola Secundária de Santa Comba Dão, Escola Secundária de Arouca, Escola de Artes da Bairrada e Instituto Politécnico de Bragança.

Tem-se dedicado à divulgação de música portuguesa para trombone solo, tendo-lhe sido dedicadas algumas obras: “Pessoa ao Vento” (José Luís Postiga), “Fragmentos” (Nuno Figueiredo). Tem estimulado vários compositores a escreverem para trombone e prepara-se para estrear uma obra para dois trombones e banda – “Prismas Verdes” do compositor Henderson Rodrigues (doutorando em composição na Universidade de Aveiro). Tocou a solo com a Orquestra de Sopros da Universidade de Aveiro a peça “Suite Monette” do compositor José da Silva (Duda) – obra para trompete e trombone solo. Juntamente com a Orquestra de Cordas do Conservatório de Coimbra, fez a estreia nacional da obra “Entia Imaginária” do compositor Luís Cardoso, uma peça para orquestra de cordas e trombone solo. Executou, posteriormente, a mesma obra com a Orquestra do Norte.

Foi premiado com o 2º lugar na Categoria Sénior, no II Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette”.

No que diz respeito à área da direção participou em várias masterclasses com os professores António Saiote, Ernest Schelle e Leandro Alves. Foi maestro da Orquestra de Sopros do Conservatório de Música e Artes do Dão e da Filarmónica Ressurreição de Mira.

Atualmente leciona a disciplina de Trombone e Classe de Conjunto na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra e na Academia de Música de Arouca.

Para proporcionar a melhor experiência on-line, este site utiliza cookies. Ao navegar estará a concordar com a sua utilização.